Nova crise mundial e a produção de alimentos

o mundo enfrenta o seu maior desafio em décadas: a pandemia de Covid-19, que vem obrigando países em todos os continentes a entrar em lockdown.

© COPYRIGHT, 2009 Open picture gallery Nova crise mundial e a produção de alimentos o mundo enfrenta o seu maior desafio em décadas: a pandemia de Covid-19, que vem obrigando países em todos os continentes a entrar em lockdown. published on 02.04.2020 Uma nova crise mundial se aproxima e a produção de alimentos cumpre papel central para manter o bem estar e a coesão social. Saiba mais (…) Agricultura e Produção de Alimentos A produção de alimentos cumpre um papel essencial não apenas para a vida de cada indivíduo como também na manutenção da coesão social. Apesar disso, a segurança alimentar não é uma realidade em parte considerável do globo. Segundo dados das Organizações Unidades para a Alimentação e Agricultura (FAO), 39 países ao redor do mundo enfrentavam crise alimentar em 2018, devido às mudanças climáticas e a conflitos internos. Hoje o mundo enfrenta o seu maior desafio em décadas: a pandemia de Covid-19, que vem obrigando países em todos os continentes a entrar em lockdown capaz de produzir graves consequências futuras na economia global em um futuro próximo. Diante desse cenário o produtor agrícola ganha ainda mais importância, sendo um ator essencial para garantir o abastecimento e alimentação da população.

A produção de alimentos e a crise global Ainda é cedo para prever quando a pandemia será controlada nos países ocidentais, bem a extensão do dano que está provocará na economia e tecido social. Estima-se, contudo, apontam que no Brasil a situação se normalizará a partir de setembro, enquanto a Organização Internacional do Trabalho (OIT) calcula em 25 milhões de desempregados no mundo. Para conter os danos sociais que a parada brusca da economia causará, grande parte dos países estão descartando o dogmatismo fiscal e apostando na injeção de grandes valores para salvar pessoas físicas e jurídicas. Os Estados Unidos, por exemplo, anunciou um pacote de estímulo no valor de U$ 2 trilhões, incluso nesse valor uma renda básica emergencial de U$ 1.000,00 para a população, além de suspender execuções de hipotecas. Todas essas medidas para garantir a renda e condições básicas de vida que são adotadas no mundo todo são extremamente válidas e necessárias. Mas existe um componente que ainda pouco tem recebido a atenção: a alimentação. Garantir que a população tenha comida na mesa é fundamental para que não haja uma piora no quadro social. Como a história nos mostra, quando a fome bate a porta, convulsões são quase inevitáveis. A boa notícia é que até o momento não há riscos de desabastecimento de produtos agrícolas. E por isso batemos palmas a todos aqueles vivem do campo! Vocês, agricultores, são essenciais! Mesmo diante do olho do furacão é preciso continuar trabalhar a terra para obter a máxima produtividade e garantir que as culturas se desenvolvam e sejam colhidas. Para conquistar esse objetivo é importante não apenas que os produtores adotem as melhores práticas em consonância com a realidade de nosso território, como também contem com soluções de tecnologia. Hoje sabemos que a irrigação é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento dos cultivares. Graças aos sistemas de irrigação é possível garantir que cada cultura receba a quantidade de água necessária para o seu desenvolvimento. E essa otimização do uso da água pode alcançar novos níveis através da automatização inteligente, que permite ao produtor controlar e customizat os processos de irrigação a distância. Essas soluções não apenas aumentam a produtividade da terra, como também contribuem com a redução de custos ao promover um melhor aproveitamento energético e da água. É bom para a lavoura, para o bolso e para o meio ambiente. Não temos dúvidas de que o mundo será capaz de enfrentar essa crise. E que desse momento novos tempos surgirão. O produtor rural tem papel fundamental nessa travessia, garantindo que o alimento tão necessário esteja na mesa de todos. Para saber mais sobre as novidades da Bauer, siga nossas páginas nas redes sociais e continue acompanhando nosso blog. Conte conosco e vamos juntos vencer mais esse desafio e caminhar na construção de um mundo verde!


2020 – SOLO IRRIGADO

Todos os direitos reservados

 

Av. Perimetral, 127 – Distrito Industrial,

Guaíra – SP – CEP: 14790-000

CNPJ: 34.071.398/0001-79

SOLO IRRIGADO É BAUER